Inventaku
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Como podem ver estou fazendo algumas mudanças no fórum, por isso pode ficar um pouco instável ou bagudo ate que corrija todos os erros
Últimos assuntos
Divulgação das Linhas Apresentam e Com Cores5/2/2024, 8:18 pmSávio Christi
Ainda existe vida por aqui?24/11/2023, 11:07 amRithi
[Novidades] Discord do forum29/8/2023, 10:11 pmkonor
O que você fez, Maitê?! Animação 2D22/6/2020, 4:51 amEfraim Leonardo
Agora é a hora.22/6/2020, 4:10 amEfraim Leonardo
Parceiros
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário
Carregando...

Ir para baixo
Akira
Akira
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Sexo : Masculino
Mensagens : 110
Reputação : 0
Idade : 30
Localização : São Paulo

O que é Gestalt? Empty O que é Gestalt?

1/11/2013, 11:11 am
A psicologia da Gestalt é um movimento que atua na área da teoria da forma. O design utiliza as leis da Gestalt o tempo todo, muitas vezes até de forma inconsciente. Ele ajuda as pessoas a assimilarem informações e entenderem as mensagens que são passadas. Este artigo visa explicar de forma detalhada o que é a Gestalt e como ela é aplicada no mundo do design gráfico e web design.

O que significa a palavra Gestalt?

Muita gente acha que é o sobrenome de algum psicólogo que teria fundado o movimento. Na verdade, é uma palavra de origem germânica que significa “forma” ou “figura”. Outros nomes pra psicologia da Gestalt são “Gestaltismo”, “psicologia da forma” ou simplesmente “Gestalt“.

Quem fundou o Gestaltismo?

O conceito de Gestalt foi primeiro introduzido na filosofia e psicologia contemporânea por Christian von Ehrenfels, mas o verdadeiro pai da Gestalt foi Max Wertheimer, cujo trabalho surgiu como resposta ao estruturalismo de Wilhelm Wundt (“um sistema no qual cada um dos elementos só pode ser definido pelas relações de equivalência ou de oposição que mantém com os demais elementos“).

No entanto, Wertheimer não foi o único responsável pelo surgimento do Gestaltismo. O desenvolvimento desta área da psicologia foi fortemente influenciada por outros grandes pensadores, como Immanuel Kant, Ernst Mach e Johann Wolfgang von Goethe.



Qual é o princípio básico da Gestalt? 

Em termos mais gerais, é o conjunto de entidades físicas, biológicas, fisiológicas ou simbólicas que juntas formam um conceito, padrão ou configuração unificado que é maior que a soma de suas partes.

“A “fórmula” fundamental da teoria da Gestalt pode ser expressada da seguinte forma,” escreveu Max Wertheimer. “Existem conjuntos, o comportamento dos quais não são determinados por seus elementos individuais, mas onde o processo da parte são determinadas pela natureza intrínseca do todo. É o objetivo da Gestalt de determinar a natureza de tais conjuntos” (1924).

Em resumo: o princípio básico da teoria gestaltista é que o inteiro é interpretado de maneira diferente que a soma de suas partes.

Vamos exemplificar. Observe a imagem abaixo: 


O que é Gestalt? Estante-construido-620x465

O que vemos? Uma estante, certo? É o que a Gestalt diz que nós vemos. O olho humano percebe um objeto como um inteiro antes de perceber suas partes individuais. E quais são as partes individuais? A imagem abaixo resume bem: 

O que é Gestalt? Estante-desmontado-620x406

Você já notou como uma série de luzes piscantes parecem se mover de vez em quando, como sinais de neon e luzes natalinas? De acordo com a Gestalt, esse movimento aparente acontece por que nossas mentes preenchem a informação que falta. É exatamente o que vemos com a estante. Não notamos as tábuas de madeira ou os pregos. Tanto que ao ler a palavra “mesa” você vai imaginar uma mesa, e não quatro pernas e uma tábua de madeira.

Ainda não entendeu? A imagem abaixo resume perfeitamente o que é a Gestalt: 


O que é Gestalt? Gestalt


Pra que serve a Gestalt? 


O mundo visual é tão complexo que o cérebro humanos desenvolveu estratégias para lidar com a confusão. Nossa mente procura sempre a solução mais simples para um problema (lembram-se da Navalha de Occam?). Uma das maneiras pela qual nossa cabeça faz isto é através da formação de grupos de itens que possuem uma característica em comum.

Muito do que você estuda sobre a gestalt é em relação a como estes grupos se formam e qual efeitos eles possuem na nossa percepção. Quanto mais forte o grupo, mais forte a gestalt. É este grupo que contribue para a unidade no design. A gestalt é a ferramenta mais poderosa que o designer tem para criar algo único.

Estes mesmos conceitos que formam os grupos podem ser revertidos para desagrupar os itens afim de torná-los únicos. Essa é a base para a criação da variedade, que dá interesse a uma imagem.

O truque é balancear o único com a variedade: Muitas unidades iguais e o design pode parecer monótono e repetitivo; muita variedade e pode parecer algo caótico e sem sentido. Entender os conceitos da gestalt pode ajudar um designer a controlar a unidade e variedade. 



Quais são as Leis Básicas da Gestalt? 

As leis básicas da gestalt são 7:

Semelhança
Proximidade
Continuidade
Pregnância
Fechamento
Unidade 




Lei da Semelhança 

A lei da semelhança dita que objetos similares se agruparão entre si. Na imagem abaixo, a maioria das pessoas vê colunas de quadrados e colunas de círculos. Poucas pessoas vão associar isto como “uma linha horizontal onde quadrados e círculos se intercalam”. 

O que é Gestalt? Lei-da-semelhanca



Lei da Proximidade 


Elementos próximos tendem a se agruparem, constituindo uma unidade. Elementos vão parecer mais próximos e unificados quanto menor for a distância entre eles. Você nota os 16 círculos, ou os 4 grupos de círculos na imagem abaixo? 

O que é Gestalt? Lei-da-proximidade


Lei da Continuidade 

Essa lei dita que pontos que estão conectados por uma linha reta ou curva, são vistos de uma maneira a seguirem um caminho mais suave. Em vez de ver linhas e ângulos separados, linhas são vistas como uma só. 

O que é Gestalt? Gestalt-lei-da-continuidade

Lei da Pregnância 

É chamado também de lei da simplicidade. Ela dita que objetos em um ambiente são vistos da forma mais simples possíveis. Quanto mais simples, mais facilmente é assimilada. Na imagem abaixo, vemos vários círculos em vez de uma forma complexa: 

O que é Gestalt? Lei-da-pregnancia-simplicidade


Lei do Fechamento 

Elementos são agrupados se eles parecem se completar. Ou seja, nossa mente ver um objeto completo mesmo quando não há um. 

O que é Gestalt? Lei-do-fechamento

Lei da Unificação 

Na lei da unificação, mesmo uma imagem abstrata pode ser entendida pela mente humana pois preenchemos os espaços vazios instintivamente, como no logo do Johnnie Walker ou da WWF (um homem caminhando e um urso panda). 

O que é Gestalt? Lei-da-unificacao

Quando a Gestalt deve ser aplicada? 

A Gestalt deve ser aplicada sempre que possível, ainda mais agora que você entende como ela funciona. Usando teorias gestaltistas no design, você pode gerar soluções alternativas para problemas comuns.

Existe muito mais informação sobre a Gestalt – este artigo cobre apenas o básico. Recomendo que dê uma olhada no Google antes de fazer perguntas. 



Exemplos de Gestalt aplicada ao design 

Vamos a alguns exemplos de Gestalt aplicada ao design para você melhor entender: 

O que é Gestalt? Disney1

O que é Gestalt? Unificacao
O quadrado no meio é o mesmo tom de cinza em todas as caixas

O que é Gestalt? RubinGestalt
Casal se beijando ou candelabro?

Fonte:
Design.blog
Everland
Everland
Avaliadores
Avaliadores
Mensagens : 1062
Reputação : 14

O que é Gestalt? Empty Re: O que é Gestalt?

1/11/2013, 6:11 pm
entendo da pra fazer uns bons efeitos com isso mais acho que fora o nome o pessoa já sabia oque era
Haruko-hara
Haruko-hara
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Sexo : Feminino
Mensagens : 416
Reputação : 6

O que é Gestalt? Empty Re: O que é Gestalt?

1/11/2013, 7:03 pm
Hum, interessante este detalhismo da teoria. Pelo pouco que sei, usa-se também para manipular e incentivar o consumismo a parti da imagem, pode-se até mesmo gerenciar argumentos e ilusões de óptica no intuito de descobrir um pouco sobre o individuo. 
Eu só não concordo com as conclusões que alguns da área da psicologia fazem usando este método, exemplo: nem todas as pessoas veem apenas a estante como um todo, a prima, alguns focam em uma parte singular da estrutura e podem facilmente, quando indagadas detalhar o processo minucioso do objeto.
Mas enfim, é muito favorável para estimular a observação e contradizer os desenhos geométricos o.o
Everland
Everland
Avaliadores
Avaliadores
Mensagens : 1062
Reputação : 14

O que é Gestalt? Empty Re: O que é Gestalt?

1/11/2013, 11:33 pm
òó  malditos captalistas analizando os meus gostos subliminarmente
Haruko-hara
Haruko-hara
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Sexo : Feminino
Mensagens : 416
Reputação : 6

O que é Gestalt? Empty Re: O que é Gestalt?

5/11/2013, 3:12 pm
Ever, é sempre assim...e nem percebemos na maioria das vezes.
Everland
Everland
Avaliadores
Avaliadores
Mensagens : 1062
Reputação : 14

O que é Gestalt? Empty Re: O que é Gestalt?

6/11/2013, 9:39 pm
jwj eu odeio ser facil de enganar maidita mente inocente "curzed inoccent soul" jwj acho que é um efeito colateral de ter uma grande imaginação
Akira
Akira
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Sexo : Masculino
Mensagens : 110
Reputação : 0
Idade : 30
Localização : São Paulo

O que é Gestalt? Empty Re: O que é Gestalt?

8/3/2014, 2:44 am
A geometria das coisas fazem parte do simbolismo e mistérios do Universo e da criação, isso nem sempre é um meio somente de manipulação, aqueles que possuem o conhecimento disso poderiam reconhecer e rever o que é verdade partindo no princípio ao todo e o que esta dentro deste todo.
Conteúdo patrocinado

O que é Gestalt? Empty Re: O que é Gestalt?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos