Inventaku
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Como podem ver estou fazendo algumas mudanças no fórum, por isso pode ficar um pouco instável ou bagudo ate que corrija todos os erros
Últimos assuntos
Divulgação das Linhas Apresentam e Com Cores5/2/2024, 8:18 pmSávio Christi
Ainda existe vida por aqui?24/11/2023, 11:07 amRithi
[Novidades] Discord do forum29/8/2023, 10:11 pmkonor
O que você fez, Maitê?! Animação 2D22/6/2020, 4:51 amEfraim Leonardo
Agora é a hora.22/6/2020, 4:10 amEfraim Leonardo
Parceiros
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário
Carregando...

Ir para baixo
Jeron
Jeron
Administrador
Administrador
Sexo : Masculino
Mensagens : 553
Reputação : 3
Idade : 28
Localização : Mundo virtual .
Comentários : ola

Ficha do personagem
Tabela de teste:
Tabela de teste22
22
https://inventaku.forumeiros.com

[Tutorial] Algumas dicas sobre desenho Empty [Tutorial] Algumas dicas sobre desenho

10/11/2012, 5:05 am
[Tutorial] Algumas dicas sobre desenho Mangas04

Antes de começar tutoriais propriamente ditos, acho importante a gente se tocar de alguns pontos importantes.
São fatores importantes que devem ser levados em consideração antes mesmo de se pegar um lápis ou pincel.

01- Seu cérebro é o centro de tudo

De nada adianta ter um computador de última geração, tablet, dominar o painter, illustrator e photoshop ou ter uma paleta completíssima de pastéis e aquarela se você não tem a idéia, nem a ‘postura’ correta na hora da criação. Reflita sobre o tema, busque referências, faça variações do seu próprio desenho;

02- Conheça bem a técnica e o material usados em seu desenhos

A gente só pode produzir bons desenhos e pinturas quando conhece e domina bem as técnicas e materiais utilizados. Seja lápis, aquarela ou o PC e tablet, utilize bastante, conheça suas possibilidades e limitações. A intimidade com o material é muito importante para o resultado final de um desenho;

03- Comece com um material básico e evolua

Já pensou em pesquisar a origem do lápis, tipos e técnicas? Pois é, garanto que você se sentirá outra pessoa a partir do momento que começar a conhecer profundamente esse material. Depois avance, conheça e teste a aquarela, o guache, o pastel, alguns tipos de papel, etc.

04- Exercite-se

Faça vários exercícios antes de começar a desenhar. Preencha algumas folhas de papel comum com ovais, tentando mantê-las do mesmo tamanho; linhas paralelas, círculos, quadrados. Isso solta o traço e desenvolve sua coordenação motora. E sempre que puder, tenha um pequeno bloco de desenho e um lápis [2B ou 4B] à mão. Rabisque, tome notas, desenhe como vê e estilize.

05- Conheça as cores e sua força na comunicação visual

As cores são um componente muito importante para o sucesso de uma imagem. Cansei de estragar desenho meus por que usei as cores erradas. Estude a teoria das cores, faça exercícios colorindo o mesmo desenho [simples] com cores diferentes e compare os resultados. Existem sites muito bons sobre o assunto como este , em inglês, e este outro , em português; Livros como este , recém-lançado e este outro . Entenda primeiro como a cor funciona sozinha, depois veja o poder das combinações;

06- O local para desenhar é muito importante

Eu sempre quis um local só pra mim, um cantinho onde eu pudesse desenhar e deixar as coisas por um tempo até eu ter tempo para terminar tudo. O local onde você faz seus desenhos também é muito importante. Iluminação, ventilação e conforto falama alto nessa hora. Lembrem-se: destros, luz vinda sempre por cima, à esquerda [janela ou luminária], aos canhotos, o inverso; a superfície de apoio tem que ser estável, na altura do estômago, um pouco inclinada [5°-15°]; e a cadeira confortável, numa altura que você possa manter os pés no chão;

07- Não vá direto ao computador

Quando se usa o computador no processo de criação, o primeiro impulso é ir logo ao mouse e começar a trabalhar. No início do processo, no cérebro tem que conhecer nosso objetivo e as possibilidades de alcançá-lo. Sem um estudo prévio começa a Síndrome do Why Not, ou começa-se a aplicar filtros, trocar cores, mudar layout, e “por que não…“, “por que não assim?“. Tome a virar a cabeça feito cachorro tentando entender o dono pra ver se ficou legal.

Lembrem: computador é FERRAMENTA. Não adianta procurar o efeito aquarela sem conhecer aquarela. Os filtros, não vão te fazer melhor desenhista.

PS : o tutorial não foi feito por mim , fonte do tutorial aqui : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
avatar
:
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Sexo : Masculino
Mensagens : 878
Reputação : 10
Idade : 29

[Tutorial] Algumas dicas sobre desenho Empty Re: [Tutorial] Algumas dicas sobre desenho

10/11/2012, 3:16 pm
#fato
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos