Inventaku
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Como podem ver estou fazendo algumas mudanças no fórum, por isso pode ficar um pouco instável ou bagudo ate que corrija todos os erros
Últimos assuntos
Divulgação das Linhas Apresentam e Com Cores5/2/2024, 8:18 pmSávio Christi
Ainda existe vida por aqui?24/11/2023, 11:07 amRithi
[Novidades] Discord do forum29/8/2023, 10:11 pmkonor
O que você fez, Maitê?! Animação 2D22/6/2020, 4:51 amEfraim Leonardo
Agora é a hora.22/6/2020, 4:10 amEfraim Leonardo
Parceiros
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário
Carregando...

Ir para baixo
Raku Ichijou
Raku Ichijou
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Sexo : Masculino
Mensagens : 650
Reputação : 10
Idade : 25
Comentários : Dragon´s Chi
Warriers ( Em breve )

Dúvida para os experts na produção de mangás Empty Dúvida para os experts na produção de mangás

12/11/2012, 6:43 pm
Pessoal, pensei em aproveitar meu tempo pra me desenhar e desenvolver um mangá, então eu queria saber que tipo de folha, qual programa e como eu digitalizo as páginas ? Grato.
BarãoVermelho
BarãoVermelho
Administrador
Administrador
Sexo : Masculino
Mensagens : 249
Reputação : 9

Dúvida para os experts na produção de mangás Empty Re: Dúvida para os experts na produção de mangás

12/11/2012, 7:09 pm
Folha A4 90G +
Para o Desenvolvimento eu recomendo o Mangá Studio 4, fácil e útil
Existem pessoas que gostam do Comic Studio eu particularmente acho uma merda
Para digitalizar as páginas você vai precisar de uma Scanner obviamente, do contrario do que muitos fazem, é necessario ir para o computador primeiro depois para o papel e depois voltar para o computador, ficou confuso ? Vou tentar explicar:

>Primeiramente você vai para o computador(Com o roteiro já em mãos), para definição de margens ( Corte e Sangramento ) Perceba que todo mangá a definição dos quadros não é dado ao acaso, quadros sangrados tendem a se destacarem mais. Toda editora vai pedir as duas margens, por isso é essencial saber usa-las;
>Então você se pergunta " Por que não fazer as margens a mão ?", a Resposta obvia para mim seria pela dificuldade, risco e acima disso o cansaço. Imagine você , ter de repetir a mesma margem de corte a cada folha que você fizer(Esse problema não existiria se você tivesse uma mesa-de-luz, sendo apenas necessário você desenhar a margem uma vez e segui-la pela sombra formada da primeira folha).Se você não tiver uma Scanner e tiver de comprar uma e também não tiver uma impressora como era meu caso a um tempo, compre uma Multifuncional, pois você vai precisar para imprimir as margens. A margem de corte não aparece na versão final;
>Por ultimo você volta para o computador para fazer a versão final. Para mim o computador também me serve na hora da Lineart, até hoje eu não consegui me achar com a Pena-G nem com a Kabura... Por isso opto pelo Sai-MS na hora da Line, e acabei por descobrir que o Photoshop é uma excelente ferramente para retículas.
Raku Ichijou
Raku Ichijou
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Sexo : Masculino
Mensagens : 650
Reputação : 10
Idade : 25
Comentários : Dragon´s Chi
Warriers ( Em breve )

Dúvida para os experts na produção de mangás Empty Re: Dúvida para os experts na produção de mangás

12/11/2012, 7:53 pm
Muito Obrigado, Barão - Senpai. Porém serei sincero, minha especialidade não é em tecnologias, eu tenho uma impressora multifuncional, mas não entendi ao certo como faço pra selecionar a margem no computador, tenho certas dificuldades em compreensão quando se trata disto. Se possível, eu queria saber ao certo de forma básica, como fazer a margem no computador.
Smile
BarãoVermelho
BarãoVermelho
Administrador
Administrador
Sexo : Masculino
Mensagens : 249
Reputação : 9

Dúvida para os experts na produção de mangás Empty Re: Dúvida para os experts na produção de mangás

12/11/2012, 9:38 pm
Existem várias formas de fazer margens Lucca,a forma mais básica é criar um novo arquivo no MS, inserir um novo Layer(Painel Ruler Layer) ele irá criar um retângulo azul claro vazio no seu arquivo,pressione Ctrl+Shift+3 e você verá que agora é possível ver uma uma grade no seu arquivo,você pode se basear nela para medir o tamanho da sua margem de corte ( Não é recomendo fazer os quadros primeiros, mais sim ir moldando eles conforme a historia "escorre"), vá puxando as pontas até achar uma medida que lhe agrade, quando terminar vá em na barra de ferramentas do MS>Layer>Rasterizer Layer , dê OK e sua margem estará feito, após isso é só imprimir.

P:Barão , não é mais fácil abrir o Paint fazer um retângulo e imprimir ?
R:É, mais é impossível medir alguma coisa no Paint, e o Painel Ruler Layer do Mangá Studio foi feito para você moldar os quadrinhos da forma que desejar.

Provavelmente eu errei alguma informação ou algum nome, qualquer dúvida volte a perguntar,pois estou no meu computador "ruim" aqui, ou seja: Sem Mangá Studio, todos os nomes ou shortcuts estou tirando da minha memória, por isso está sujeito a falhas.
avatar
:
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Sexo : Masculino
Mensagens : 878
Reputação : 10
Idade : 29

Dúvida para os experts na produção de mangás Empty Re: Dúvida para os experts na produção de mangás

13/11/2012, 10:20 am
no mercado americano eles usam folha A3(O DOBRO DA FOLHA NORMAL), mas pra digitalisar é um saco, pq vc tem q digitalisar um monte de vezes depois editar no photoshop
o melhor programa q achei pra fazer quadrinhos é o mangástudio ex4, mas vc vai ter q pesquisar muitos tuturiais pra usar as configuraç~es direitinho
download: http://thepiratebay.se/torrent/6198413/AVALAX_-_Manga_Studio_EX_4.0
tutoriais bem úteis:https://www.youtube.com/watch?v=l2NJYfH8FVk
tem várias aulas
Raku Ichijou
Raku Ichijou
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Sexo : Masculino
Mensagens : 650
Reputação : 10
Idade : 25
Comentários : Dragon´s Chi
Warriers ( Em breve )

Dúvida para os experts na produção de mangás Empty Re: Dúvida para os experts na produção de mangás

14/11/2012, 11:34 pm
Obrigado a ambos, me ajudou bastante, treinarei bastante.
Conteúdo patrocinado

Dúvida para os experts na produção de mangás Empty Re: Dúvida para os experts na produção de mangás

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos